Rua Coronel José Braz, nº 1131 - Marília/SP | (14) 3316-0623 • 3316-0624
Notícias
Conheça o robozinho que ajuda crianças com autismo

Uma novidade vinda da tecnologia pode ajudar mães e pais de crianças que fazem parte do Espectro Autista em um dos campos mais desafiadores de seu cotidiano: a interação.

Pessoas com autismo em geral têm dificuldade para interagir e se comunicar com funcionalidade. E é justamente para se tornar uma grande ferramenta de auxílio nesse processo que pesquisadores da LuxAI, um braço da Universidade de Luxemburgo voltado à inovação em Inteligência Artificial, desenvolveram o QTrobot, esse simpático robozinho azul e branco.

 


"O robô tem a habilidade de criar uma interação triangular entre o terapeuta humano, o robô e a criança. Imediatamente, ela começa a se voltar ao educador ou ao terapeuta para fazer perguntas sobre o dispositivo ou dar retorno sobre o comportamento dele", explicou a cofundadora da empresa, Aida Nazarikhorram.

Com sua face em LCD, ele projeta emoções por meio de traços e expressões faciais simuladas, de maneira a auxiliar a criança a compreender melhor a mecânica de cada uma.

Os pesquisadores estão animados com a novidade, pois, em análises iniciais, já perceberam que o QTrobot ajuda a diminuir a ansiedade de meninos e meninas com autismo e contribui para a redução de comportamentos estereotipados, como é o caso do ato de bater palmas, por exemplo.

Ao intermediar as interações dos terapeutas com as crianças e delas com os pais, o robô faz com que elas se sintam mais à vontade, além de diminuir o uso de ferramentas como o tablet, inserindo na terapia algo mais parecido com um ser humano, o que naturaliza a interação com pessoas fora desse contexto também.

Por enquanto, o QTrobot ainda não é vendido para pais e está em fase de implantação junto a consultórios de terapeutas de Análise do Comportamento Aplicada e outras abordagens similares para o Transtorno do Espectro Autista. Em breve, no entanto, uma versão doméstica deve ser disponibilizada. É possível se inscrever no site da LuxAI, para receber um aviso de quando essa opção estiver ativa.






fonte: 
www.tecmundo.com.br 
POR LU BELIN

Copyright © 2016 Associação de pais e Amigos do Autista - Marília/SP. Todos os direitos reservados.